Novos

Blog criado pelo jovem Picuiense Alex Farias, 20 anos, Bacharelando em Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Escritor, Poeta e Cordelista. Tem o objetivo de mostrar ao mundo, através desse meio de comunicação tão amplo, ao qual chamamos de Internet suas criações, bem como de amigos,em poemas, poesias, cordeis, contos, crônicas, paródias e várias outras vertentes da literatura. Amigos,sejam todos muito bem vindos ao "Versando com Alex Farias".

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: TODOS PODEM APRENDER

Ai vai mais uma edição do Ponto de Vista



Inteligências Múltiplas: todos podem aprender

Em pleno século XXI, tempo de significativas mudanças em nossa sociedade, buscamos compreender nossos potenciais para aprender mais e melhor. Através de diferentes períodos da história, diferentes inteligências foram valorizadas. A inteligência naturalista era tremendamente importante quando vivíamos mais perto da natureza. Então, quando surgiu a capacidade de ler e escrever, a inteligência linguística se tornou hegemônica.

Tradicionalmente, as escolas focaram-se muito em inteligências linguísticas e lógicas. E são muito boas em educar pessoas que as dominam. A grande diferença na educação hoje é que o propósito mudou, de simplesmente selecionar os que já são bons estudantes, em favor de tentar atingir aqueles que podem não ser tão bons em linguagem e lógica. Esse é um desafio que a maioria das sociedades encontrou neste ponto.

A principal contribuição da Teoria das Inteligências Múltiplas é afirmar que o indivíduo não possui apenas uma inteligência, mensurável, inata, considerada por muitas pessoas como inteligência geral. Essa ideia durante anos buscou rotular indivíduos como inteligentes ou não, definindo que uma quantidade grande de pessoas marginalizadas pelos processos sociais não fossem bem-sucedidas na escola.

Opondo-se ao conceito de inteligência geral, todos os indivíduos são inteligentes, mas de maneiras diferentes, e que suas inteligências serão reforçadas, desenvolvidas ou não, dependendo dos estímulos que receberem do ambiente e da cultura que os cercam. Sendo assim, algumas inteligências são relativamente independentes das outras e podem ser modeladas, combinadas numa multiplicidade de maneiras de serem adaptadas pelos sujeitos e por suas culturas.

Por – Ronaltty Neri
E-mai: ronalttyneri@gmail.com   
Twitter: @ronalttyneri

0 comentários: